104-A Sempre Incompleta Maturidade
  A Sempre Incompleta Maturidade
 
A maturidade é uma esperança que quase sempre não se realiza; o processo de maturação, sim; este é eterno e dinâmico com evoluções, paradas e até retrocessos. Não obstante, existem pessoas nas quais o progresso é predominante sobre as estancadas e os atrasos.
 
É neste contexto que as pessoas começam a ver o mundo e a vida de uma maneira  sintérica, com a globalização dos opostos existindo ao mesmo tempo. Enxerga-se, assim a vida, como um tecido urdido de elementos do bem e do mal, do bom e do ruim; a essência das coisas tem a proporção mutuamente variável de qualidades e defeitos.
 
Não adianta alimentar a ilusão da perfeição, da completude,  da certeza, da estabilidade; tudo é relativamente bipolar: o que é instável ou estável  tem no íntimo uma probabilidade potencial de inversão de uma certa qualidade ou condição para uma qualidade ou condição opósta.
 
A vida não oferece perenes ninhos acolhedores mas permite contemplar uma flor. A vida poderá nos revelar a maldade humana antes insuspeitada mas, por outro lado, nos presenteia com o sorriso de uma criança.
 
Wilson Ayres Côrtes
Médico Psiquiatra
CRM - SP 7629

Voltar